RELATO DA ATA DE FUNDAÇÃO

No dia 28 de setembro de 1989, nesta Cidade e Estado, reuniram-se as agências de navegação marítima estabelecidas na região para, através de seus representantes legais, constituir e fundar o SINDAMARES.

Durante a reunião, ressaltou-se o antigo desejo da APANES e de seus associados em criar o Sindicato da Classe face a necessidade de união e fortalecimento do setor marítimo, visando melhor representação no contexto nacional e frente a importância que o sistema portuário do Estado do Espírito Santo sempre representou para a navegação marítima.

Havendo concordância e interesse por parte dos integrantes da reunião, para a criação do Sindicato, após leitura e aprovação do Estatuto Social, ocorreu a votação da sigla do sindicato, sendo a escolhida SINDAMARES, sugerida pelo Sr. Ventura.

Ano de grande importância para a navegação marítima, a fundação do SINDAMARES deu-se no mesmo período da criação da Federação da categoria em Recife – PE ocorrida em 07 de setembro de 1989, na “V ENAP”.

Desde então, o SINDAMARES, não mede esforços para melhor atender a classe econômica do agenciamento marítimo do Estado do Espírito Santo.