A recuperação da economia americana fez com que as exportações brasileiras para aquele país subissem, em agosto, 27,7% para os Estados Unidos, em relação a julho deste ano. A melhora, que também ocorreu em outros mercados, foi sentida na América Latina, que comprou 11,6% a mais de produtos brasileiros, especialmente manufaturados, do que no mês anterior. A informação foi divulgada ontem pelo secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, ao comentar os números da balança comercial brasileira do mês passado. Em agosto deste ano, houve um superávit de US$ 3,074 bilhões, resultado de US$ 13,841 bilhões em exportações.

Fonte Gazeta Online

 

Início Portos do ES
Portos

O Espírito Santo sedia o maior complexo portuário da América Latina e é apontado como um dos mais eficientes do País. O complexo agrupa seis portos e terminais por onde circulam, aproximadamente, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil e 12% da receita cambial nacional. O crescimento das exportações via Espírito Santo supera o do País.

Os portos são especializados em carga e descarga de granéis, grãos, celulose, automóveis, aço, enfim, uma infinidade de produtos. Para tanto, o Estado dispõe de uma excelente área retroportuária composta de três Estações Aduaneiras Interiores (Eadis), um terminal industrial multimodal e, em fase de implantação, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e um novo porto em Barra do Riacho, Aracruz.

Com toda essa movimentação, os portos capixabas conseguem, em média, um custo inferior em relação aos demais portos brasileiros. Ressaltando-se, ainda, nesse caso, a facilidade de acesso aos portos graças à infra-estrutura rodoferroviária.

1 Porto de Vitória
2 Tubarão
3 Praia Mole
4 Ponta de Ubu
5 Portocel