Com a certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva eliminou o apadrinhamento político e o nepotismo nos portos brasileiros, o ministro da secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, defende uma modificação na Lei dos Portos para evitar que os políticos voltem a controlar a gestão portuária. Ele informou que o governo deve consolidar a profissionalização dessa gestão encaminhando ao Congresso um projeto de Lei que defina critérios de formação técnica e experiência comprovada para a contratação de novos ocupantes de cargos de chefias nas Companhias Docas. O projeto de Lei está sendo elaborado na Secretaria.

 

Fonte: Jornal A GAZETA de 08/07/2009

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Portos

O Espírito Santo sedia o maior complexo portuário da América Latina e é apontado como um dos mais eficientes do País. O complexo agrupa seis portos e terminais por onde circulam, aproximadamente, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil e 12% da receita cambial nacional. O crescimento das exportações via Espírito Santo supera o do País.

Os portos são especializados em carga e descarga de granéis, grãos, celulose, automóveis, aço, enfim, uma infinidade de produtos. Para tanto, o Estado dispõe de uma excelente área retroportuária composta de três Estações Aduaneiras Interiores (Eadis), um terminal industrial multimodal e, em fase de implantação, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e um novo porto em Barra do Riacho, Aracruz.

Com toda essa movimentação, os portos capixabas conseguem, em média, um custo inferior em relação aos demais portos brasileiros. Ressaltando-se, ainda, nesse caso, a facilidade de acesso aos portos graças à infra-estrutura rodoferroviária.

1 Porto de Vitória
2 Tubarão
3 Praia Mole
4 Ponta de Ubu
5 Portocel